quarta-feira, 22 de julho de 2009

"The Age of Innocence is fading like an old dream..."





Parafraseando a letra de uma música do Iron Maiden, eu começo este post. Em uma tradução livre: "A idade da inocência está sumindo como um velho sonho". Gostaria de comentar acerca deste tema - afinal, dissertar sobre algo do qual temos experiência, fica sempre mais fácil! Para não me alongar em um tema amplo, apenas irei tangir a esfera musical - a qual era muito rica e inocente!

O que as crianças de hoje em dia escutam? Ah sim: Fanque com letra perniciosa, a vulgaridade de Britney Spears e músicas quê quaisquer adolescentes e adultos escutam!

Não se ouvem mais músicas específicas, as quais me fizeram pular, cantar e brincar com alegria. Até hoje, não ligo de pôr meus "bolachões" antigos do Trem, Plunct Plact Zum, Pirlimpipim, dentre outros.

Eu sou totalmente contra os pais quê empurram aos filhos besteiras musicais. Não serei hipocrita em negar que eu também gostava muito de "músicas de rádio". Porém, até hoje eu as ouço! A citar: Pára-lamas do Sucesso, Titãs, Eurythmics, Oingo Boingo, Inimigos do Rei, RPM...
Mas há uma dita discrepância entre as músicas de outrora para as atuais. Pegaremos de exemplo a música "Uma barata chamada Kafka", do Inimigos do Rei. Além do "trocadalho do carilho" com o nome do escritor Franz Kafka (o qual, no livro "A metamorfose", diz-se transformar em uma barata...), a letra não tem nada de agressiva - muito menos, nos faz crer em "putaria". Ao compará-la com Mamonas Assassinas ou com Raimundos, há um abismo entre a inocência e a lascívia suplantada pela maioria das músicas oriundas da metade da década de noventa para cá. A libidinagem absulota é refutável aos padrões morais da sociedade familiar, principalmente, na formação e educação da próle. Onde está a infância de uma garota de oito anos que canta "Periguete" e coisas piores? Até o "Glu Glu" do Mallandro se torna algo bem brando perto das "coisas" que a geração pós noventa ouve. O Mallandro, por sinal, pregava a travessura ("um capeta em forma de guri em uma família tradicional"). Já foi errado, naquela escala de valores morais ointentísta....

Eu lamento muito pela geração atual. De fato, eu já fazia lamúrias por volta da década de noventa, quando, aos meus 14 anos de idade, via pais colocando suas filhas para dançar "na boquinha da garrafa"(!!!) em programas de TV do Gugu (N.R: A TV por assinatura só chegou em minha residência no ano de 1995. Anteriormente, sim: eu via isto!).

Tudo bem que eu nasci no final da Ditadura Militar - em um país sob influência do AI5 -, mas isto me fez tornar-me tão radical?????

Mas o que mais pondero é o seguinte: Onde estão as músicas para CRIANÇAS??? Onde estão os programas de TV para CRIANÇAS???? (Por obséquio, os programas serão alvo de uma próxima postagem! Stay Tunned!)

Deixo um apelo aos relapsos pais de hoje em dia: TIREM AS CRIANÇAS DA SALA!!!!!!!!

Àqueles quê curtem, colocarei abaixo links de alguns CLÁSSICOS de nossa infância. Divirtam-se! Comentem!

Elos para Download das MP3 's:
Vários Albuns Clique Aqui!
e

2 comentários:

  1. Precisamos aceitar que a infância esta cada vez sendo menor, garotas engravidando com 10 ou 12 anos. Eu acho isso o ó do horror e eu sei aonde erraram e você comentou ai no post. Está faltando aquilo que tinha antigamente, os desenhos para crianças e as músicas, boas músicas. Eu escutava Chiquititas e não Funk do Créu, enfim. Meu primo de sete anos fica cantando créu o verão inteiro e não sei aonde isso vai parar porque parece que as crianças estão avançando sempre sempre e nunca chegam em um ponto final. Assim como a adolescência, belo assunto para uma postagem e a postagem ficou muito boa e falando nisso AMOOO o Iron. RS, beijos :*

    ResponderExcluir
  2. e pensar q fui criança ate meus 13 anos... criançona mesmo!

    e nao me arrependo! foi a melhor coisa q fiz! morro de saudades!

    hoje mesmo vi uma menina com uns 10 anos usando salto alto e toda maquiada, unhas pintadas... meu deus! qdo eu tinha 10 anos eu só queria ficar descalça e correr na rua! senti pena dela...

    ResponderExcluir