terça-feira, 19 de maio de 2009

Cinema e música: S. Darko



S.Darko é a continuação do clássico filme cult de 2001 - Donnie Darko. Ele se passa sete anós após o final do primeiro filme. Samantha Darko, irmã caçula de Donnie, resolve fugir de casa por conta de uns "probleminhas" (Sem spoiler para quem não viu o primeiro!), os quais a fizeram partir com uma amiga para California, afim de se tornarem dançarinas profissionais. Porém o Lincoln das meninas quebra bem em meio a uma cidadezinha do interior, na qual as pessoas vivem pacificamente e sem registros de ocorrências policiais - exceto pelo desaparecimento de um garotinho... Logo na primeira noite após a chega de Samantha, um estranho meteoro cai na cidade. Era o início de algo muito estranho que iria acontecer...

Quanto à trilha sonora, é uma bela mistura década de 90 com o final da década de 1980. Como o primeiro filme se passa em 1989, doravante, o segundo se passa em 1996. A track de abertura é do Chemical Brothers. Porém eu destaco a oportuna track "Black Metallic", do Catherine Wheel - de 1992. Além da música ser LINDA, a cena oportuna vem muito bem a calhar! Outra track bem legal está nos créditos finais do filme.

Cliquem aqui para ouvi-las!

Àqueles quê já assistiram ao filme Donnie Darko, eu ressalvo que o filme S.Darko tem a mesma trama de viagem temporal, mas não se prendam nisso pois há "pegadinhas" quê comprometerão o entendimento do que realmente vale a pena nessa película!!!!!

Abaixo do trailer contém Spoilers!!!!




Se não gosta de Spoilers, aqui vai a minha explicação sobre os fatos do filme quê realmente valem a pena. Passe o mouse para ler...

A metáfora feita com os Tesseracts (hipercubos) é muito interessante. Um hipercubo são "oito cubos unidos", bem a grosso modo. Um cubo tem a ver com as dimensões. Concorda? Em um cubo normal, são 3 dimensões - as quais são elementos de nossa realidade. Um tesseract tem quatro dimensões, concorda?
Com isto, estamos na quarta dimensão. Nela, são vários espaços de 3D em uma só linha.
A chave do filme é justamente este lance de "dimensões". Veja o diagrama no cartaz do Cinema. Ele diz algo asism: "Sam tem a chave para salvar o mundo".
Como ela estava manipulada, ela saberia qual era o caminho mais fácil (A CHAVE) para evitar o fim do mundo. Como posso dizer: Se queremos chegar em um lugar em um espaço 4D, podemos atravessar todos mundos de 3D até o ponto o qual queremos.
Isto explica o fato do desenho ressurgir mesmo com Donnie Darko morto. Se ela é manipulada, ela tinha a chave para tudo aquilo. E o que ela fez? Usou o Jack para consertar tudo! Achei muito bom S. Darko: Ele não é comparável com D. Darko e não chega perto em termos de "originalidade", mas não podemos chama-lo de ruim - o que definitivamente não é. Espero ter sido claro - Mas a analogia com o cubo tesseract, no final do filme, foi a resposta que eu obtive.
Quem quiser arriscar, vá a uma locadora e o alugue. É um filme muito nosense e muito aquém do original, mas tem esta parte bem interessante. O roteiro do filme é mais agradável possível, talvez por isto não tenha nem um décimo da qualidade do filme original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário