segunda-feira, 11 de maio de 2009

Top 5 Filmes: Relacionamentos.




Enquanto preparo a segunda parte do "Melhor dos anos noventa", a qual será sobre os cinco albuns mais influentes (na minha opinião, evidentemente), tive uma nova idéia de top 5: Filmes, selecionados por um tema. Como ando em uma enorme confusão quanto a relacionamentos, resolvi expor meus sentimentos e conclusões, emitindo minha opinião sobre os cinco filmes mais influentes em minha vida amorosa - e olha que não são poucos! Eu recomendo esta maratona a qualquer um imbuído de certo discernimento que a diligência ordinária recomenda a uma pessoa mediana - parece até discurso do prof. Damásio de Jesus hahahahaha Ou seja: Não recomendo a LOUCAS, CIUMENTAS e POSSESSIVAS, tampouco, a Galinhas, Burras, Pagodeiras, Gentalhas e Vagabundas =P

Cá estão os selecionados. Fazem muito bem a nós quando o entendemos....

1-Um Beijo roubado (My Blueberry nights)

Mais uma daquelas "belas" adaptações de títulos. Se alguém vir a capa do filme dando apenas atenção ao título em português, irá pensar em um filme bobo. Se alguém o alugar pensando em mais uma comédia romântica, com certeza não entenderá o devido propósito. Como o escopo desse post não é de resumir ou contar histórias, apenas manter-me-ei na esfera do entendimento - da mensagem que o filme nos passa. Blueberry é uma amora azul, típica da América do Norte. As metáfora com a torta de Amora Azul e com as ''chaves devolvidas'' é uma sacada sensacional. Porém, eu vou além: Por que devolveríamos a chave de nosso coração para que um desconhecido a guarde, tão desconhecido quanto o sabor exótico de uma rejeitada torta de Amora Azul?
Onde está o amor quando vamos além de nossos passos para entende-lo? A fuga é para nós ou para os outros?

No elenco, temos uma Norah Jones impecável, Jude Law em sua melhor forma desde "Closer" e, por fim, Rachel Weisz fazendo o melhor que sabe.

2-Closer - Perto demais (Closer)

A famosa frase "Hello, Stranger" tem mais do que um significado. Uns creem (maldita reforma gramatical!) que somos apenas máscaras faciais do teatro grego, escondendo um nome, um sentimento e vários segredos - por isto somos estranhos. Outros, menos dispostos, apenas creem no "eu não te conheço". Quando estamos em um relacionamento, a melhor forma de conhecermos a nossa "outra parte" é falando a verdade. Mas, nessa vicissitude, dizer a verdade é a melhor forma de conhecer alguém? Com Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen.

3-Apenas Uma vez (Once)

Este filme é uma das coisas mais lindas ever. Confesso que, sempre que o assisto, ele me traz algo diferente, uma felicidade, um sorriso. Como seria encontrarmos uma pessoa desconhecida que apenas tem uma única coisa em comum conosco? Em forma de música, este filme passa uma forma de união, de relacionamento, de paixão, quando um músico irlandês conhece uma imigrante da República Tcheca, também apaixonada por música. Uma exposição do mais puro e verdadeiro sentimento humano de admiração e paixão, mas o qual nem sempre podemos reclamar para nós, pois a vida é feita de escolhas. Mas, apenas uma vez, podemos vivê-lo! Com os deconhecidos - e muito competentes! - Glen Hansard e Marketa Irglova.

Ps. Em breve, vou pôr a trilha sonora deste filme no post "Música e Cinema". Aguardem, pois vale a pena cada ouvida =)

4-Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança (Eternal Sunshine of a Spotless Mind)

Sucintamente: é a ficção científica do amor. Como seria a contradição se pudessemos sacrificar nossas melhores lembranças de felicidade para sermos felizes? É aquela história do relacionamento perfeito, quando realmente os dois se amam. Porém, quando uma pessoa nos esquece, as lembranças boas se tornam a causa de uma grande ferida. A lição de moral do filme é excelente para quem precisa se esquecer de alguém que não o quer mais. O elenco conta com a gatíssima Kate Winslet e o inspirado Jim Carrey, em seu melhor filme! Também temos a gatinha da Kirsten Dunst.

5-Encontros e Desencontros (Lost in Translation)

Creio que o filme inteiro é uma metáfora - pelo menos eu o entendi dessa forma. A começar pelo título: Perdidos na Tradução. Seria uma tradução ao sentido do amor ou uma mera e explícita tradução quando estamos em um país o qual não conhecemos? Vendo pelo escopo da jovem Charlotte, o amor é mais do que mil idiomas, pois o sentido do amor é um só, e tudo que precisamos é de alguém que nos faça feliz. Será que alguém precisa traduzir nossos sentimentos ou nós mesmos temos a capacidade de traduzir aquilo que sentimos? Com Bill Murray e Scarlett Johansson.



E ae, caríssimos seguidores: Gostaram? Comentem - Concordando ou discordando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário