segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que tivemos de melhor nos anos 90 - Parte 02



Nessa segunda parte, falarei dos Albuns de Rock mais influentes lançados na década de 1990. Influentes: Do latin Fluere, aquele que leva, conduz, faz crescer.

Dessarte, gosto de vários albuns da década. A citar alguns: These Days (Bon Jovi), Garbage (Garbage), Awake (Dream Theater), Tragic Kingdow (No Doubt), etc... Mas quais influências esses albuns tiveram para o rock? Não tão relevantes, creio.

É um enorme trabalho escolher cinco albuns apenas, haja vista a qualidade de obras das diversas bandas quê estiveram no topo das paradas ou nos bons comentários de revistas especializadas em música underground. Portanto, o meu critério objetivo é a influência dentro do Rock, enquanto o subjetivo fica por conta do meu gosto pessoal, evidentemente.

Ps. Fui obrigado a deixar de fora Ten (Pearl Jam), Achtung Baby (U2), Garbage (Garbage).........................

Vamos à listinha.

Top Five albuns mais influentes do Rock na década de 1990.

1-Nevermind - Nirvana

Por que é o número um? Misturar as melodias ao estilo Pixies ou David Bowie com o punk rock dos anos setenta daria algum resultado em uma época do Hard Rock? Talvez sim, talvez não. Acontece que o album foi produzido em uma época na qual o Hard Rock (Hair Metal, Metal Farofa) dominava as paradas. O que poderia agradar aos dois mundos, senão guitarras pesadas, riffes marcantes e melodia cativantes? Nasceu o Nevermind, o qual influenciou tanto o cenário mais underground (Elastica, The Smashing Pumpkins, Silverchair, Sonic Youth, Bad Religion - que mudança em 'The Recipe for hate'!...) quanto o cenário Pop Rock (Green Day, The Offspring, Bush, ...).

2-Ok, Computer - Radiohead

Uma banda consegue se renovar sozinha. Mas uma banda pode renovar todo o Rock de um país na década seguinte? O que seria do Coldplay, do Snow Patrol, do Muse, do Hard-Fi, do Placebo e do Keane sem esta obra do Radiohead? O album é marcado por melodias diferentes, composições climáticas, músicas mais complexas, diversidade de timbres e flertes com a música eletrônica, a qual estava em grande crescente, dando origem a albuns do Massive Attack, Prodigy, Everything but the girl, dentre outras. A atmosfera desse album é marcante demais!

3-(What's The Story) Morning Glory? - Oasis

Se o Radiohead conseguiu algo notório com "OK Computer", três anos antes surgiu um album que, praticamente, foi influente para todo cenário do Pop Rock inglês. Enquanto bandas como o Blur, Suede, Ride, Lush, Sleeper e Stereophonics ficavam restritas apenas ao Reino Unido, Oasis lançou "(What's The Story) Morning Glory?" e reviveu a básica fórmula dos grandes Hits com a cara britânica, os quais um dia foram sucesso em todo mundo com os Beatles e os Rolling Stones; Eram melodias agradáveis, refrão marcante e um estilo de som bem retrô. Pronto: Virou sucesso em todo mundo, influenciando todo rock inglês naquela década - inclusive, algumas ass bandas coterrênas já supracitadas (Blur, Ride, Stereophonics), além de outras, como The Verve e, até mesmo, o U2 - em "All That you Can't Left Behind". O que fez de "(What's the Story) Morning Glory?" um album influente foi seu enorme sucesso comercial em todo o mundo. Por isto merece a terceira posição!

4-Metallica - Metallica

O famoso "Black Album" mudou totalmente o conceito de rock pesado na década de 1990. Praticamente, teve o peso e significado que outrora "Led Zeppelin II", "Paranoid" e "The Number of the Beast" tiveram para o cenário do Rock Pesado. Os riffes diretos, pesados e poderosos, aliados à bateria condutora, mudaram a cara do Trash Metal e criaram os mais variados estilos dentro do Metal, tais quais o Nu Metal, Gothic Metal, Power Metal e o Industrial. Até mesmo o Megadeth rendeu-se ao efeito "Black Album" ao gravar "Youthanasia"! A citar claros influenciados: Dream Theater, Rammstein, Evanescence, Creed, Nine Inch Nails, Tool etc...

5-Jagged Little Pill - Alanis Morissette

"Jagged Little Pill": letras rebeldes, estilo alternativo e vendeu quase trinta milhões em todo mundo. Influenciou praticamente toda geração de cantoras/compositoras, das quais as mais conhecidas são Meredith Brooks, Natalia Imbruglia e, posteriormente, Avril Lavigne e Michelle Branch. O sucesso de Alanis por Jagged também abriu portas para outras artistas femininas terem maior espaço na mídia (as três irmãs Corr, Gwen Stephany e seu No Doubt).

Bom. Concordam, discordam? Vamos blogando. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário